Saturday, August 19, 2006

Dragon Tiger Gate



Dragon Tiger Gate é o mais novo sucesso de HK, baseado em um manga homônimo de grande sucesso(uma espécie de Dragon Ball chinês).
Dragon Tiger Gate é uma escola fundada por dois mestres de kung-fu que ensinava jovens órfãos de rua.
Dragon(Donnie Yen), filho de um dos fundadores da escola, resolve abandonar a escola junto com sua mãe, pois seus pais tinham se divorciado.
Mesmo Dragon e Tiger(Nicholas Tse) não sendo irmãos (Tiger era o filho da nova esposa do pai de Dragon) os dois se consideravam verdadeiros irmãos.
Um dia a mãe de Dragon é morta em um incêndio no apartamento que eles moravam e ele é “adotado” por Kun(Chen Kuan Tai), e acaba virando guarda-costas dele.
Mas um dia Tiger se envolve em uma briga de bar e acaba levando uma espécie de medalhão como brinde na luta, o tal medalhão pertencia a Kun, e Kun que pretendia entregar o medalhão para uma organização do crime que se chama Lousha Gate para finalmente se aposentar manda Dragon para recupera-lo.
Mas nessa confusão os 3 personagens centrais do filme acabam se encontrando para lutar contra o mal....


Deu pra sentir o clima?
Para um filme inspirado em um manga, a historia é até normal.
Assumo no começo eu fui extremamente pessimista de que esse filme fosse péssimo, principalmente pelo fato de ser baseado em um anime, eu esperava muito CG e muito mais muito wire-fu.
Mas acabei me surpreendendo, parece que o cinema de artes-marciais de Hong Kong está abandonando as coreografias com vôos exagerados.
Donnie como sempre faz um personagem com cara de poucos amigos.
Nicholas Tse faz Tiger o mocinho do filme.
Já Shawn Yu faz o personagem que só aparece no filme para as cenas de alivio cômico e para distribuir porrada com o seu Nunchaku.


Dragon (Donnie Yen)


As coreografias criadas pelo próprio Donnie são bem brutais, a única reclamação mesmo é a fotografia do filme que em algumas partes ficou estranha, em alguns momentos tudo é filmado de bem perto, deixando tudo muito confuso.

Mas sendo baseado em uma historia em quadrinhos, lógico que exageros não podiam faltar, como alguns saltos impossíveis, mas a maior parte do exagero fica na força dos personagens, por exemplo quando um dos capangas leva um soco ele é arremessado a alguns metros, nada de novo já que em alguns filmes do anos 80 esse recurso já era usado (uma corda é amarrada na cintura do dublê, e no momento do golpe várias pessoas puxam a corda de uma vez).

Mas tirando esse recurso, somente a última luta é REALMENTE turbinada, com direito a magias por parte do vilão e dos heróis, como o personagem do Nicholas que usa o “ELETRIC DRAGON DRILL” (não devia se chamar ELETRIC TIGER DRILL???) onde ele dá um turbilhão de chutes desferidos a uma velocidade sobre-humana.

Mas a maior revelação do filme foi NICHOLAS TSE, nesse filme ele está simplesmente incrível!!!
Donnie se mostrou um grande professor, porque Nicholas aprendeu tudo muito rápido, no filme ele está chutando muito bem inclusive dando alguns golpes que são marca registrada do Donnie Yen.


os 3 heróis (Turbo, Dragon e Tiger)


É um bom filme, mas definitivamente não é para todos os gostos.
Nunca li a revista em quadrinhos, mas acho que os fãs da revista vão gostar, pelas poucas imagens da revista que eu vi o visual dos personagens ficou bem fiel ao manga, tirando a maquiagem do vilão que ficou um pouco fraca.


capa do manga (da esquerda para a direita, Turbo, Tiger e Dragon)


E para os fãs de kung-fu Old School, Dragon Tiger Gate tem a participação especial de Yuen Wah e Chen Kuan Tai.
Yuen Wah faz o papel de Wong FuHu o mestre que fundou a escola de kung-fu Dragon Tiger Gate, e é incrível como o velho (com todo respeito hehehe) continua lutando bem, inclusive em uma luta ele dá um chute giratório que lembra bastante o famoso chute que Yuen Biao dá no final do clássico RIGHTING WRONGS.
Já Chen Kuan Tai faz o papel de Kun, ele só atua mesmo, sua única cena de ação é bem rápida e ele quase não faz nada, infelizmente.

A história é bem conduzida, mesmo não tendo muito tempo pra isso já que o filme tem bastante cenas de ação, mas durante o tempo de história o que acontece superficialmente é Tiger tentando se reconciliar com seu irmão Dragon, e Turbo tenta entrar para a escola DRAGON TIGER GATE.

Mas como todo bom manga, em uma certa parte do filme um mestre ensina técnicas secretas à Turbo e Tiger.
Dragon Tiger Gate eu recomendo e afirmo que para as pessoas que assim como eu estavam com medo que o filme fosse exagerado nos efeitos especiais, dê uma conferida que vale a pena.E já ta confirmado a seqüência de DRAGON TIGER GATE para 2007.

17 comments:

Anonymous said...

Espero que esse filme passe nos cinemas de Nagano ainda esse ano!!! Parece sensacional!

wellington said...

opa,gostei do nome do personagem,TURBO,hahHAHhhaha

Anonymous said...

Eu adorei o filme,tanto q acabei de assistir novamente agora...a luta final é de babar ou não?? hehe,por ser inspirado em um mangá até q ta discreto na parte de CGs e wire fu,achei muito superior a Cavaleiros da Tempestade por exemplo...espero ver mais filmes com esse trio futuramente,e que venha DTG 2 e que o dvd do 1º saia por aqui o quanto antes!!!

Raphael Dias (Pin-Head) said...

Pablo a ultima luta eu achei regular, mas poxa quando o Donnie usa aquele estilo que ele aprendeu é bem legal, eu vibrei hahahaah.
Wellington o nome me lembra nome de Super Sentai, hahaha, mas deu pra perceber que os nome são bem clichês, por exemplo um cara que luta com um bastão de 3 seções chama... STICK hahaha.
Takeo é um arraso o filme, ainda mais pra quem assistiu sem muita esperança de que o filme foi bom, mas SPL é superior a esse filme.

Luiz Alexandre said...

Bom, e eu só posso ficar aqui chupando dedo mesmo...
Mas o Raphael, me diga uma coisa, os chutes alá Yen q Tse desfere, são ele mesmo ou um dublê?

Raphael Dias (Pin-Head) said...

Luiz, os chutes é ele mesmo que dá, Tse treinou bastante junto com o Donnie para esse filme, Donnie tambem ajudo o Shawn Yu com o Nunchaku.

Anonymous said...

Bicho... As lutas são animais, mas a história é de brochar...

Raphael Dias (Pin-Head) said...

Ah Bakemon, dá um desconto, a história nem é tão ruim assim e os personagens são carismaticos ;)

Anonymous said...

Não conhecia seu blog.
Parabéns pela crítica do dragon tiger gate! Muito mais elaborada que a que fiz em meu blog hehehe.... Realmente o visu do vilão é bem ruinzinho, eu achei ele inteiro ruim, mas não importa... os vinte primeiros minutos dizem tudo...

Raphael Dias (Pin-Head) said...

è eu comentei só da maquiagem mas aquele vilão é fraco mesmo, ele é muito simples e não faz nada no filme inteiro a não ser lutar =/
Obrigado pelo comentario.

Vinícius said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Vinícius said...

Eu só vi o trailer dele, e pelo trailer, realmente parece ser um filmão, (mas todo trailer é bom hehe), mas pelos comentários da galera, parece ser fodão. Como não sou um profundo conhecedor de filmes de Kung Fu hehe, será que só baixando da net pra assistir esse, ou vai lançar aqui? (se é que já não lançou...)? Dá uma luz aí Raphael...

Raphael Dias (Pin-Head) said...

Vinicius o filme vai ser lançado aqui, já tão comentando isso, mas como a gente mora no Brasil o lançamento pode ser em um mês, um ano, ou uma decada hehehe.
Dá pra baixar por Torrente facil, facil, conhece Torrent? HAHAHAHAHAHAH

Vinícius said...
This comment has been removed by a blog administrator.
Vinícius said...

Hehehehe Valeu Raphael.

Raphael Dias (Pin-Head) said...

Danilo entre esses que acharam Sha Po Lang melhor eu sou um deles, mesmo SPL tendo menos lutas que o Dragon Tiger Gate o filme é bem sólido e a luta DONNIE X SAMMO é melhor que qualquer luta do DTG.

Unknown said...

Esse filme é top quero ler o mangá agora