Monday, August 14, 2006

Legend of a Fighter




Legend of a Fighter é mais um filme que conta a historia da fundador da escola JIN WU (assim como o recente Fearless com Jet Li).
Dessa vez a estória é protagonizada por Yuen Yat Chor (Huo Yuan Jia na adolescência) e Leung Kar Yan (Huo já adulto).
Nessa versão da estória (que cada um conta de um jeito) o pai de Huo Yuan Chia (Phillip Ko Fei) é o mestre de uma técnica milenar de kung-fu passada de geração em geração dentro de sua família.
Pórem ele sempre considero o filho muito fraco para aprender kung-fu, mesmo ele sempre pedindo para o pai, o pai se recusava a ensina-lo.


Phillip Ko Fei



Com isso o pai prefere contratar um professor (não de kung-fu :p), no caso Yasuaki Kurata, no começo Yasuaki parecia somente um inofensivo professor atrapalhado, mas uma noite Kurata se revela um perito em artes marciais e concorda em passar seus ensinamentos para Huo Yuan Chia.

Huo Yuan Chia e seu professor

Diga-se de passagem que as cenas de treinamento desse filme sempre se desenrola em uma cena divertida já que o pai de Huo Yuan Chia não pode descobrir que Yasuaki está ensinando kung-fu para seu filho.


Sifu e aluno.



Mas o filme peca em deixar uma coisa meio em aberto (ou talvez eu tenha me perdido em alguma parte da história), uma coisa que acontece frequentemente durante os treinamentos do Huo é que Kurata sempre dá uma escapada para bisbilhotar o pai do Huo Yuan Chia treinando, porém o filme não explica se ele se arrepende de roubar os ensinamentos da família por ter criado uma amizada com Yuan Chia ou qualquer outra coisa já que em nenhum momento do filme toca-se no assunto.
Bom, Kurata acaba tendo que voltar para casa e deixando Huo terminar seus treinamentos sozinho, agora aos 40 minutos de filme quem assume o papel de Huo Yuan Chia é o grande Leung Kar Yan, e a aparição de Leung já começa à toda, um praticante de artes marciais chega até a escola do pai do Huo Yuan Chia e o desafia para um combate, porém muito velho para lutar, Leung resolve mostrar o que ele veio aprendendo todos esse anos e defende a honra da escola de seu pai, as lutas coordenadas por Yuen Woo-Ping e Yuen Yat Chor são ótimas (com alguns exageros se me permite dizer, mas nada que atrapalhe).

Leung limpa o chão com o desafiante da escola de seu pai.

Após a luta e do segredo de que Huo Yuan Chia sabia kung-fu ser revalado, o pai dele oficialmente escolhe ele como herdeiro de tudo que ele havia ganho durante todos esses anos, e como já era de se esperar a China com a grande invasão de forasteiros sofre com toda aquela velha estória da ocidentalização da China, e tambem aquela velhar batalha entre Chineses contra Japoneses.
Tendo inclusive uma cena bem legal onde Huo Yuan Chia é desafiado a uma luta de boxe, que não dura nem 10 segundos hehehe.

a fúria do dragão


Não se passa muito tempo e aparece um lutador japonês(Lee Ka Ting) fechando todas as escolas de kung-fu, mas ele comete o erro de tentar fechar a escola do Huo Yuan Chia, logicamente ele é espancado (outra ótima luta).




ele tem uma Katana, mas Huo Yuan Chia tem seus punhos





Com tamanha humilhação o lutador japonês toma uma decisão drástica, ele se suicida e manda uma carta para o Japão dizendo que foi tudo culpa do Huo Yuan Chia, e o Japão não pode ser humilhado assim e resolve mandar seu melhor lutador...



Sim, o melhor lutador do Japão é o professor de Huo Yuan Chia, essa definitivamente é minha luta favorita de todo o filme, talvez não seja a com melhor coreografia, mas o que a deixa tão interessante é a grande carga dramática da cena na batalha entre professor e estudante, fora que eles são obrigados a lutar para defender o próprio país.



Concluindo se você se interessa por uma boa história, e boas lutas, Legend of a Fighter é seu filme, corra atrás.
Inclusive se você tiver o filme Fearless, faça uma sessão dupla, já que cada um conta uma parte da história de Huo Yuan Chia, Legend of a Fighter conta da sua adolescência até seus 30 e poucos anos, e Fearless dos seus quarenta até sua morte.
Ambas logicamente são histórias ficticias mas não vai te impedir de simpatizar com o personagem :).

3 comments:

Luiz Alexandre said...

Manero cara! Eu já tava curioso com esse filme a um bom tempo, fico feliz q vc resolveu terminar seu "jejum de posts" com esse filme, hauhauhauhuahu. O Leung ainda fingia q sabia lutar com categoria?
Abraços!

Raphael Dias (Pin-Head) said...

oooooo se fingiu, até me surpreendi com esse filme porque o Leung sempre usou muitos os braços mas nesse filme ele mostra que sabe dar chutes bonitos tambem.
Eu ainda ia postar mais uma coisinha mas o BLOGSPOT não tá deixando então fica pra amanhã.

Anonymous said...

Cara, vou provodenciar esse filme IMEDIATAMENTE!!!!!!!