Dragon Tiger Gate é o mais novo sucesso de HK, baseado em um manga homônimo de grande sucesso(uma espécie de Dragon Ball chinês).
Dragon Tiger Gate é uma escola fundada por dois mestres de kung-fu que ensinava jovens órfãos de rua.
Dragon(Donnie Yen), filho de um dos fundadores da escola, resolve abandonar a escola junto com sua mãe, pois seus pais tinham se divorciado.
Mesmo Dragon e Tiger(Nicholas Tse) não sendo irmãos (Tiger era o filho da nova esposa do pai de Dragon) os dois se consideravam verdadeiros irmãos.
Um dia a mãe de Dragon é morta em um incêndio no apartamento que eles moravam e ele é “adotado” por Kun(Chen Kuan Tai), e acaba virando guarda-costas dele.
Mas um dia Tiger se envolve em uma briga de bar e acaba levando uma espécie de medalhão como brinde na luta, o tal medalhão pertencia a Kun, e Kun que pretendia entregar o medalhão para uma organização do crime que se chama Lousha Gate para finalmente se aposentar manda Dragon para recupera-lo.
Mas nessa confusão os 3 personagens centrais do filme acabam se encontrando para lutar contra o mal....
Deu pra sentir o clima?
Para um filme inspirado em um manga, a historia é até normal.
Assumo no começo eu fui extremamente pessimista de que esse filme fosse péssimo, principalmente pelo fato de ser baseado em um anime, eu esperava muito CG e muito mais muito wire-fu.
Mas acabei me surpreendendo, parece que o cinema de artes-marciais de Hong Kong está abandonando as coreografias com vôos exagerados.
Donnie como sempre faz um personagem com cara de poucos amigos.
Nicholas Tse faz Tiger o mocinho do filme.
Já Shawn Yu faz o personagem que só aparece no filme para as cenas de alivio cômico e para distribuir porrada com o seu Nunchaku.
As coreografias criadas pelo próprio Donnie são bem brutais, a única reclamação mesmo é a fotografia do filme que em algumas partes ficou estranha, em alguns momentos tudo é filmado de bem perto, deixando tudo muito confuso.
Mas sendo baseado em uma historia em quadrinhos, lógico que exageros não podiam faltar, como alguns saltos impossíveis, mas a maior parte do exagero fica na força dos personagens, por exemplo quando um dos capangas leva um soco ele é arremessado a alguns metros, nada de novo já que em alguns filmes do anos 80 esse recurso já era usado (uma corda é amarrada na cintura do dublê, e no momento do golpe várias pessoas puxam a corda de uma vez).
Mas tirando esse recurso, somente a última luta é REALMENTE turbinada, com direito a magias por parte do vilão e dos heróis, como o personagem do Nicholas que usa o “ELETRIC DRAGON DRILL” (não devia se chamar ELETRIC TIGER DRILL???) onde ele dá um turbilhão de chutes desferidos a uma velocidade sobre-humana.
Mas a maior revelação do filme foi NICHOLAS TSE, nesse filme ele está simplesmente incrível!!!
Donnie se mostrou um grande professor, porque Nicholas aprendeu tudo muito rápido, no filme ele está chutando muito bem inclusive dando alguns golpes que são marca registrada do Donnie Yen.
os 3 heróis (Turbo, Dragon e Tiger)
É um bom filme, mas definitivamente não é para todos os gostos.
Nunca li a revista em quadrinhos, mas acho que os fãs da revista vão gostar, pelas poucas imagens da revista que eu vi o visual dos personagens ficou bem fiel ao manga, tirando a maquiagem do vilão que ficou um pouco fraca.
capa do manga (da esquerda para a direita, Turbo, Tiger e Dragon)
E para os fãs de kung-fu Old School, Dragon Tiger Gate tem a participação especial de Yuen Wah e Chen Kuan Tai.
Yuen Wah faz o papel de Wong FuHu o mestre que fundou a escola de kung-fu Dragon Tiger Gate, e é incrível como o velho (com todo respeito hehehe) continua lutando bem, inclusive em uma luta ele dá um chute giratório que lembra bastante o famoso chute que Yuen Biao dá no final do clássico RIGHTING WRONGS.
Já Chen Kuan Tai faz o papel de Kun, ele só atua mesmo, sua única cena de ação é bem rápida e ele quase não faz nada, infelizmente.
A história é bem conduzida, mesmo não tendo muito tempo pra isso já que o filme tem bastante cenas de ação, mas durante o tempo de história o que acontece superficialmente é Tiger tentando se reconciliar com seu irmão Dragon, e Turbo tenta entrar para a escola DRAGON TIGER GATE.
Mas como todo bom manga, em uma certa parte do filme um mestre ensina técnicas secretas à Turbo e Tiger.
Dragon Tiger Gate eu recomendo e afirmo que para as pessoas que assim como eu estavam com medo que o filme fosse exagerado nos efeitos especiais, dê uma conferida que vale a pena.E já ta confirmado a seqüência de DRAGON TIGER GATE para 2007.