Tuesday, March 14, 2006

HELLRAISER



HELLRAISER, 1987
Pais: Inglaterra
Direção: Clive Barker

Sinopse: Frank Cotton descobre as dores do inferno ao desvendar o segredo de um cubo enigmático. Sua cunhada torna-se a intermediária de seus banquetes sanguinolentos, atraindo para sua casa os homens que encontra nas ruas. Lançado também com o selo Transvídeo, como 'Hellraiser' e pela Paris Vídeo com o mesmo título.

Já tava mais do que na hora de falar sobre o filme que pode ser considerado um dos melhores filmes do gênero terror.
Nesse clássico baseado no livro "The HellBound Heart" escrito por Clive Barker e dirigido pelo próprio nos somos apresentados a experiência da tortura e do prazer incompreensíveis pelo ser humano.
Quando Frank (Sean Chapman) compra uma caixa de magia negra e descobriu o segredo de abrí-la ele descobriu uma realidade pararela a nossa onde habita os cenobitas.
Mais tarde seu irmão Larry se muda para a mesma casa com sua esposa Julia (que tambem já tinha sido amante de Larry) na mudança um acidente faz um corte na mão de Larry e o sangue é derramado onde Frank havia aberto a caixa fazendo assim Frank reviver mais ele já não era mais o mesmo, ele não tinha mais pele e estava longe de ser um ser humano.
Frank pede ajuda a sua amante Julia para arranjar para ele pessoas com quem ele pudesse se alimentar para voltar ao normal.
Mas os cenobitas nunca deixam uma vítima escapar e logicamente vão atrás de Frank transformando a vida da sobrinha de Larry, Kirsty (Ashley Laurence) em um verdadeiro inferno.
Os cenobitas são compostos por :

Pin-Head

O líder dos cenobitas tem a face cheia de cortes e com pregos nas interceções dos cortes tem ótimas frases como :
"- Por favor não chore Kirsty, é só um desperdício e bom sofrimento."
Não preciso nem falar que é meu cenobita favorito.



Chatterer

Um cenobita com a boca puxada para trás por ganchos e bate os dentes constatemente.




Butter Ball

Um cenobita gordo e com óculos escuros afundados em seu rosto e com uma ferida na barriga a qual ele ensiste em esfregar.



Female Cenobite

A única cenobita feminina do filme , tem a garganta cortada e arame atravessando-a, e um prego na ponta do nariz

O filme possui várias continuações que são :



Hell Bound: Hellraiser *****

Tão boa quanto a primeira parte continua a história de Kirsty quando ao final do primeiro filme ela é deixado em um hospicio.


Hellraiser 3- Inferno na Terra (Hellraiser: Hell On Earth) ****

Mantem o nível da série só não leva 5 estrelas pois no meio do filme o roteiro se perde um pouco e filme fica monótono, mas assim que Pin-Head volta a diversão começa, assim como o subtítulo fala dessa vez os cenobitas atacam na terra ( já que no primeiros filmes eles ficavam na terra pouco tempo e só atacavam realmente no inferno) e é nesse filme que tem a famosa cena da igreja.E aqui tambem vemos o Pin Head antes de virar um cenobita.


Hellraiser 4- Herança Maldita (Hellraiser- Bloodline) *****

O último grande filme da série nesse filme conhecemos a origem do "Cubo dos Lamentos" e a destruição de Pin-Head que é destruído pela única pessoas que tinha esse poder, o descendente do "Brinquinheiro".


Hellraiser 5- Inferno (idem) ***

Aqui a série decai drasticamente os cenobitas não são mais o ponto principal da história e sim um policial corrupto atras de um assasino "O Engenheiro". O filme só leva 3 estrelas pelo final ser surpreendente.


Hellraiser 6- Caçador do Inferno (Hellraiser - Hellseeker) *

O pior da série a história é um saco, nehum cenobita aparece direito e o final é quase igual o do 5ª filme da série, a única parte que compensa no filme é uma participação especial de Ashley Laurence novamente interpretando a personagem que a tornou famosa, Kirsty.


Hellraiser 7- O Retorno dos Mortos (Hellraiser- Deaders) ?
Nunca assisti esse filme mais até onde eu entendi a história, o filme fala sobre uma reporter que investiga uma seita satânica, agora onde a "Configuração dos Lamentos" entra nessa história eu não sei.

Hellraiser 8- HellWorld (idem) ?

Tambem não assiti a essa parte da série, a história fala sobre a história de um jogo (Hellworld) que tem muitos fãs por todo o mundo, um dia é dada uma festa em homenagem ao jogo só que o terror era mais real do que eles imaginavam. Quem assistiu disso que o filme virou um Slasher Movie (filmes como Sexta Feira 13) onde o Pin-Head chega até a arrancar a cabeça de um ótario, coisa que o Pin Head nunca faria por que afinal ele "tem toda a eternidade para desfrutar da carne".

CURIOSIDADES sobre o primeiro filme:

* Antes de Hellraiser nem um dos atores do filme tinha atuado na vida , isso mesmo, nem o grande ator Doug Bradley (Pin Head) já tinha feito algum filme na vida.

* Originalmente esse filme ia se chamar SADOMASOQUIST FROM BEYOND THE GRAVE
* A maquiagem do Pin Head durava 6 horas, incluindo os alfinetes
* A versão americana do filme sofreu 20 segundos de corte em uma cena em que Julia destrói o rosto de um homem
* O CUBO do filme foi um presente que o avô de Clive Barker deu para ele quando criança.
* O cenobita Pin Head originalmente não tinha nome ele recebeu seu nome durante as filmegens por causa da maquiagem.
*A produtora New World não gostou do título HELLRAISER e pediu sugestões para uma possível mudança. Algum engraçadinho sugeriu: O QUE UMA MULHER FAZ POR UMA BOA TREPADA (brincando com o fato do horror ser desencadeado pelo desejo de Julia de reviver seu amante).
* Em países católicos a ultima frase dita por Frank "- E Jesus Chorou " foi censurada.

No comments: