Saturday, August 19, 2006

Dragon Tiger Gate



Dragon Tiger Gate é o mais novo sucesso de HK, baseado em um manga homônimo de grande sucesso(uma espécie de Dragon Ball chinês).
Dragon Tiger Gate é uma escola fundada por dois mestres de kung-fu que ensinava jovens órfãos de rua.
Dragon(Donnie Yen), filho de um dos fundadores da escola, resolve abandonar a escola junto com sua mãe, pois seus pais tinham se divorciado.
Mesmo Dragon e Tiger(Nicholas Tse) não sendo irmãos (Tiger era o filho da nova esposa do pai de Dragon) os dois se consideravam verdadeiros irmãos.
Um dia a mãe de Dragon é morta em um incêndio no apartamento que eles moravam e ele é “adotado” por Kun(Chen Kuan Tai), e acaba virando guarda-costas dele.
Mas um dia Tiger se envolve em uma briga de bar e acaba levando uma espécie de medalhão como brinde na luta, o tal medalhão pertencia a Kun, e Kun que pretendia entregar o medalhão para uma organização do crime que se chama Lousha Gate para finalmente se aposentar manda Dragon para recupera-lo.
Mas nessa confusão os 3 personagens centrais do filme acabam se encontrando para lutar contra o mal....


Deu pra sentir o clima?
Para um filme inspirado em um manga, a historia é até normal.
Assumo no começo eu fui extremamente pessimista de que esse filme fosse péssimo, principalmente pelo fato de ser baseado em um anime, eu esperava muito CG e muito mais muito wire-fu.
Mas acabei me surpreendendo, parece que o cinema de artes-marciais de Hong Kong está abandonando as coreografias com vôos exagerados.
Donnie como sempre faz um personagem com cara de poucos amigos.
Nicholas Tse faz Tiger o mocinho do filme.
Já Shawn Yu faz o personagem que só aparece no filme para as cenas de alivio cômico e para distribuir porrada com o seu Nunchaku.


Dragon (Donnie Yen)


As coreografias criadas pelo próprio Donnie são bem brutais, a única reclamação mesmo é a fotografia do filme que em algumas partes ficou estranha, em alguns momentos tudo é filmado de bem perto, deixando tudo muito confuso.

Mas sendo baseado em uma historia em quadrinhos, lógico que exageros não podiam faltar, como alguns saltos impossíveis, mas a maior parte do exagero fica na força dos personagens, por exemplo quando um dos capangas leva um soco ele é arremessado a alguns metros, nada de novo já que em alguns filmes do anos 80 esse recurso já era usado (uma corda é amarrada na cintura do dublê, e no momento do golpe várias pessoas puxam a corda de uma vez).

Mas tirando esse recurso, somente a última luta é REALMENTE turbinada, com direito a magias por parte do vilão e dos heróis, como o personagem do Nicholas que usa o “ELETRIC DRAGON DRILL” (não devia se chamar ELETRIC TIGER DRILL???) onde ele dá um turbilhão de chutes desferidos a uma velocidade sobre-humana.

Mas a maior revelação do filme foi NICHOLAS TSE, nesse filme ele está simplesmente incrível!!!
Donnie se mostrou um grande professor, porque Nicholas aprendeu tudo muito rápido, no filme ele está chutando muito bem inclusive dando alguns golpes que são marca registrada do Donnie Yen.


os 3 heróis (Turbo, Dragon e Tiger)


É um bom filme, mas definitivamente não é para todos os gostos.
Nunca li a revista em quadrinhos, mas acho que os fãs da revista vão gostar, pelas poucas imagens da revista que eu vi o visual dos personagens ficou bem fiel ao manga, tirando a maquiagem do vilão que ficou um pouco fraca.


capa do manga (da esquerda para a direita, Turbo, Tiger e Dragon)


E para os fãs de kung-fu Old School, Dragon Tiger Gate tem a participação especial de Yuen Wah e Chen Kuan Tai.
Yuen Wah faz o papel de Wong FuHu o mestre que fundou a escola de kung-fu Dragon Tiger Gate, e é incrível como o velho (com todo respeito hehehe) continua lutando bem, inclusive em uma luta ele dá um chute giratório que lembra bastante o famoso chute que Yuen Biao dá no final do clássico RIGHTING WRONGS.
Já Chen Kuan Tai faz o papel de Kun, ele só atua mesmo, sua única cena de ação é bem rápida e ele quase não faz nada, infelizmente.

A história é bem conduzida, mesmo não tendo muito tempo pra isso já que o filme tem bastante cenas de ação, mas durante o tempo de história o que acontece superficialmente é Tiger tentando se reconciliar com seu irmão Dragon, e Turbo tenta entrar para a escola DRAGON TIGER GATE.

Mas como todo bom manga, em uma certa parte do filme um mestre ensina técnicas secretas à Turbo e Tiger.
Dragon Tiger Gate eu recomendo e afirmo que para as pessoas que assim como eu estavam com medo que o filme fosse exagerado nos efeitos especiais, dê uma conferida que vale a pena.E já ta confirmado a seqüência de DRAGON TIGER GATE para 2007.

Monday, August 14, 2006

Battle Royale



"No inicio do milénio, a nação entrou em colapso.
Com uma taxa de 15 no desemprego, 10 milhões não tinham trabalho.
800 mil estudantes boicotaram a escola.
Os adultos perderam a confiança, e temendo os jovens, aprovara a Reforma Educativa do Milenio.
A chamada lei do BATTLE ROYALE"


É assim que se dá inicio a esse incrível filme.
A estória se dá inicio quando uma turma de alunos é escolhido a dedos para participarem de um jogo onde eles devem se matar até sobrar somente 1 vencedor.
Fora que, eles só tem 3 dias para completar a tarefa senão colares instalados em seus pescoços explodirão.
Mas ainda tem mais, fora todos esses problemas, eles ainda tem que tomar conta com as ZONAS DE PERIGO, que são zonas que eles não podem estar após uma certa hora, e ainda tomar cuidade com um aluno transferido que não está ali porque foi obrigado, mas sim porque se inscreveu no jogo ou seja, um sádico que acha que é divertido matar pessoas.


Falando assim até parece um filme sem pé nem cabeça, sem roteiro e sangue para contornar os furos no roteiro,certo?
ERRADO!
O ponto mais forte do filme é como ele analisa o comportamentos humano.
Pessoas que se dissem amigas uma das outras, se mostram verdadeiros selvagens quando a questão é sobreviver.


Várias situações vão aparecendo com o rolar do filme.
Amigos contra amigos, namorados que não querem se separar.
Alunos que agora querem resolver suas diferenças na ilha.
E junto com isso grandes doses da boa e velha violência.
Temos decapitações, tiros, facadas, suicidios, pense numa morte que provavelmente vai estar no filme.


Desculpem se o texto ficou um pouco sem contéudo, mas cada detalhe revelado de Battle Royale estraga a diversão, então levem isso mais como uma dica do que assistir ;)



Mas eu tenho uma noticia boa agora os fãs brasileiros do filme podem começar a comemorar, porque finalmente nós vamos ter a versão brasileira do filme lançada junto com o mangá Battle Royale.


Para ficarem informados visitem sempre o blog do Otavio Moulin (http://moulinblog.com/) onde ele está acompanhando o lançamento desse incrível filme aqui em nosso país.

Legend of a Fighter




Legend of a Fighter é mais um filme que conta a historia da fundador da escola JIN WU (assim como o recente Fearless com Jet Li).
Dessa vez a estória é protagonizada por Yuen Yat Chor (Huo Yuan Jia na adolescência) e Leung Kar Yan (Huo já adulto).
Nessa versão da estória (que cada um conta de um jeito) o pai de Huo Yuan Chia (Phillip Ko Fei) é o mestre de uma técnica milenar de kung-fu passada de geração em geração dentro de sua família.
Pórem ele sempre considero o filho muito fraco para aprender kung-fu, mesmo ele sempre pedindo para o pai, o pai se recusava a ensina-lo.


Phillip Ko Fei



Com isso o pai prefere contratar um professor (não de kung-fu :p), no caso Yasuaki Kurata, no começo Yasuaki parecia somente um inofensivo professor atrapalhado, mas uma noite Kurata se revela um perito em artes marciais e concorda em passar seus ensinamentos para Huo Yuan Chia.

Huo Yuan Chia e seu professor

Diga-se de passagem que as cenas de treinamento desse filme sempre se desenrola em uma cena divertida já que o pai de Huo Yuan Chia não pode descobrir que Yasuaki está ensinando kung-fu para seu filho.


Sifu e aluno.



Mas o filme peca em deixar uma coisa meio em aberto (ou talvez eu tenha me perdido em alguma parte da história), uma coisa que acontece frequentemente durante os treinamentos do Huo é que Kurata sempre dá uma escapada para bisbilhotar o pai do Huo Yuan Chia treinando, porém o filme não explica se ele se arrepende de roubar os ensinamentos da família por ter criado uma amizada com Yuan Chia ou qualquer outra coisa já que em nenhum momento do filme toca-se no assunto.
Bom, Kurata acaba tendo que voltar para casa e deixando Huo terminar seus treinamentos sozinho, agora aos 40 minutos de filme quem assume o papel de Huo Yuan Chia é o grande Leung Kar Yan, e a aparição de Leung já começa à toda, um praticante de artes marciais chega até a escola do pai do Huo Yuan Chia e o desafia para um combate, porém muito velho para lutar, Leung resolve mostrar o que ele veio aprendendo todos esse anos e defende a honra da escola de seu pai, as lutas coordenadas por Yuen Woo-Ping e Yuen Yat Chor são ótimas (com alguns exageros se me permite dizer, mas nada que atrapalhe).

Leung limpa o chão com o desafiante da escola de seu pai.

Após a luta e do segredo de que Huo Yuan Chia sabia kung-fu ser revalado, o pai dele oficialmente escolhe ele como herdeiro de tudo que ele havia ganho durante todos esses anos, e como já era de se esperar a China com a grande invasão de forasteiros sofre com toda aquela velha estória da ocidentalização da China, e tambem aquela velhar batalha entre Chineses contra Japoneses.
Tendo inclusive uma cena bem legal onde Huo Yuan Chia é desafiado a uma luta de boxe, que não dura nem 10 segundos hehehe.

a fúria do dragão


Não se passa muito tempo e aparece um lutador japonês(Lee Ka Ting) fechando todas as escolas de kung-fu, mas ele comete o erro de tentar fechar a escola do Huo Yuan Chia, logicamente ele é espancado (outra ótima luta).




ele tem uma Katana, mas Huo Yuan Chia tem seus punhos





Com tamanha humilhação o lutador japonês toma uma decisão drástica, ele se suicida e manda uma carta para o Japão dizendo que foi tudo culpa do Huo Yuan Chia, e o Japão não pode ser humilhado assim e resolve mandar seu melhor lutador...



Sim, o melhor lutador do Japão é o professor de Huo Yuan Chia, essa definitivamente é minha luta favorita de todo o filme, talvez não seja a com melhor coreografia, mas o que a deixa tão interessante é a grande carga dramática da cena na batalha entre professor e estudante, fora que eles são obrigados a lutar para defender o próprio país.



Concluindo se você se interessa por uma boa história, e boas lutas, Legend of a Fighter é seu filme, corra atrás.
Inclusive se você tiver o filme Fearless, faça uma sessão dupla, já que cada um conta uma parte da história de Huo Yuan Chia, Legend of a Fighter conta da sua adolescência até seus 30 e poucos anos, e Fearless dos seus quarenta até sua morte.
Ambas logicamente são histórias ficticias mas não vai te impedir de simpatizar com o personagem :).