Friday, June 23, 2006

The Victim


poster original

Tá aí um clássico do filmes de kung-fu.
Francamente vocês acham que um filme estrelado por SAMMO HUNG e LEUNG KAR YAN e com coreografia de Sammo Hung e Yuen Biao pode dar errado?
Nesse filme Sammo Hung é um lutador que vaga por aí atras de lutas, ele prometeu que só iria parar quando ele encontrasse algum oponente que o derrotasse e imediatamente essa pessoa seria seu mestre.
O filme já começa com algumas pessoas nas sombras planejando um assasinato mas lofo corta para Sammo que ACHA que finalmente achou um oponente a altura (na verdade Karl Maka em uma pequena participação) após um rapido duelo (e diga-se de passagem HILARIO) Sammo vence e sai pela cidade tentando achar outro oponente por acaso ele acaba encontrando LEUNG KAR YAN.
Sammo faz um "teste" para ver se Leung é realmente bom só para ser espancado e a partir desse ponto o filme começa.


horrosa capa do VHS francês


Mesmo Leung falando que não irá treinar Sammo, Sammo é teimoso e fica perseguindo Leung insistindo para que ele o treine.
No começo dessa confusão tem a famosa cena da Casa de Banho, aproveito para fazer um comentario essa cena é bem comentada em qualquer REVIEW do filme como Ótima, mas eu discordo totalmente para falar a verdade a cena é bem fraca não acontece nada e é bem dificil enchegar os poucos golpes disferidos por causa do vapor, nos Reviews que eu li não falavam se o interessante da cena era a luta, mas um coisa é realmente legal, não O combate em si, mas sim a situação que leva esse combate acontecer.


isso não é cara de quem tá feliz


Da esquerda para a direita, Sammo Hung, Leung Kar Yan e Fanny Wang.



O filme como é costume dos filmes do Sammo é cheio de comedia e as lutas nem se fala, tem tudo o que um filme de kung fu precisa golpes precisos e furia.

Leung mostrando sua habilidade com o bastão

Em relação a historia fora a já citada insistência do Sammo para que Leung o treine tem uma outra trama que envolve Leung e sua esposa, feita por Fanny Wang, que vivem fugindo, não vou entrar em detalhes para não estragar a trama. ;)
Fora o já citado assasinato que duas figuras sombrias planejam.


o casal do filme


E como todo bom filme de kung fu não pode faltar uma luta final ARRASADORA com The Victim não é diferente, na batalha final Leung Kar Yan enfrenta o caolho Chang Yi num dos combates mais furioso que eu já vi no cin
ema de Artes Marciais é porrada pra tudo quanto é lado, acrobacias, objetos sendo quebrado e o sempre ótimo Yuen Biao dublando alguma das cenas com suas acrobacias perfeitas.
Um dos combates mais memoraveis do cinema:



Toda estória tem que ter um vilão.



Leung travando a batalha final.


Agora a luta esquenta, Leung usa seu estilo da Cruz de Prata.


**SPOILER, SPOILER** SE VOCÊ NÃO ASSISTIU O FILME NÃO LEIA

Até o fim do filme o titulo do filme é bem confuso mas no final tudo faz sentido, não?
Eu assumo que até eu fiquei surpreendido com o final, realmente eu não esperava por isso.
Mas o final do filme é bem NON-SENSE enquanto Leung medita em frente ao tumulo de sua esposa, do Sammo e da mãe do Sammo, aparece uma figura do nada igual ao Sammo só que mais velho e o filme acaba com o Leung arregalando os olhos e correndo atras dessa pessoa gritando algo como "VOCÊ VOLTOU".

*FIM DO SPOILER* PODE VOLTAR A LER.

Realmente um filme que vai estar no meu TOP 10 para sempre.
Se você não assistiu adquira o mais rapido possivel, é impossivel se arrepender.